Quem sou eu

Minha foto
Este espaço é um lugar para agradecermos. Nasci numa família de origem humilde, no interior de Minas. Vim para Belo Horizonte, ainda muito bebê. Meus pais passaram muitas dificuldades, mas conseguiram criar bem os 6 seis filhos.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Minha ida para o Convento

Desde pequena (não sei precisar a partir de quando) eu dizia que seria irmã de caridade, aliás, eu falava irmã de "qualidade". Todos os adultos achavam o máximo me ouvir falando errado. Então, sempre me pediam para eu repetir. Eu repetia, prontamente, pois fui uma criança obediente. Com este ritual, todos sabiam que eu seria freira: meus vizinhos, meus parentes, meus colegas de aula. E eu levei isto muito a sério. Quando fui para a escola, aos sete anos de idade, continuei dizendo, agora corretamente, que seria irmã de caridade.

Eu levei isto tão a sério, que eu não vestia calça comprida, não cortava o cabelo (naquela época, anos 70, as moças e senhoras usavam cabelos curtos). Cheguei ao cúmulo de não querer fazer educação física (achava indecente mostrar o short, por isto usava um saião). Eu sempre fui uma excelente aluna, sempre a primeira da turma em todos as disciplinas, com exceção de educação física. Pedia minha mãe para justificar minha ausência, ia e ficava dentro do banheiro... Até que um belo dia, eu já estava na oitava série, e a professora, coincidentemente com o mesmo nome meu, Dona Consolação me mandou fazer uma cambalhota. Eu não quis. Ela acabou, literalmente, comigo. Disse que se eu queria ser freira mesmo, tinha que desapegar das minhas idéias. Que as freiras tem que ser modernas, etc.

Aliado a minha vontade de ser freira, as pessoas mexiam comigo dizendo que quando eu encontrasse aquele "Pão" (homem bonito e sedutor) eu desistiria. Mas minha mãe sempre completava: "Só se ela for boba: trocar o céu pelo inferno?"

Eu terminei a 8ª série, quando decidi entrar para o convento. Eu nunca saia de casa, mas minha mãe não quis ajudar minha procura, então, chamei uma vizinha que foi comigo ao Monte Calvário e, então, ficou decido que eu entraria em fevereiro, depois da ida do bispo de Niterói, o ex- pároco de meu bairro, Dom Paulo Lopes de Faria. Eu fui numa caravana levá-lo a Niterói. E como futura freira, não entrei no mar. Andei a beira-mar com vestido. Foi uma viagem interessante, a primeira para outro estado que eu fazia.

Ao voltar, entrei para o convento. No dia da minha entrada, minha mãe não quis me acompanhar e novamente a vizinha Neusa me levou. Meu pai apenas perguntou:
É ISTO MESMO QUE VOCÊ QUER? Eu falei que sim. Então, ele respondeu: ENTÃO, VOCÊ TEM A MINHA BÊNÇÃO!

Eu entrei e os 15 primeiros dias foram dificílimos. Era a primeira vez que eu saia de casa. Perdi a noção do tempo: eu não sabia que dia era. Descobri (pasmem) que minha mãe me amava. Ela ligava e chorava a minha falta. A madre mestra permitiu que eu a visse toda semana (eram permitidas duas vezes ao mês). Depois de 15 dias, ao participar do retiro mensal, eu comecei a gostar muito dali: acredito que a liberdade que eu tinha lá, era maior do que a que eu tinha em minha casa. Minha estadia no convento é uma outra história que será contada em um outro dia.

QUERO AGRADECER AQUELES MOMENTOS MÁGICOS DA MINHA BUSCA PELO CONVENTO E DA MINHA ENTRADA. AGRADECER A VIZINHA NEUSA (QUE DEUS A ABENÇÕE) E A IRMÃ QUE ME RECEBEU, A ITALIANA BERARDINA, AO MEU PAI QUE MOSTROU DIGNIDADE E RESPEITOU A MINHA VONTADE E A MINHA MÃE QUE DEMONSTROU O AMOR QUE TINHA POR MIM.

Todos estes momentos, lembro com minha felicidade, amor e GRATIDÃO.

10 comentários:

  1. Parabéns querida!! Eu tenho 27 anos, sou casada, aliás vivo junto há quase 10 anos com uma pessoa, construimos uma família e tivemos 3 filhos. A minha filha caçula faleceu, afogada na piscina da minha casa, meu mundo caiu! Vim morar no Suriname, larguei minha cidade e minha casa, minha mãe e minhas irmãs e mudei de país e de vida com meu marido e meu casal de filhos. Hoje, apesar de estar bem com meu marido, não vivemos em pé-de-guerra cheguei a pensar nessa hipótese de me reconciliar com Deus, pois depois da perda da minha bb eu perdi a fé. Já blasfemei mt. O que vc me aconselha irmã? meu e-mail monicaroraima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola, quero entrar para um convento procuro Paz e Luz, não aguento mais a solidão em que vivo, tive 3 filhos todos são maiores de idade e seguiram a sua vida, nem se lembro que existo, tenho 56 anos, por favor aceitem-me. Entre em contacto comigo o mais urgente possível para o meu email elisetefaria@gmail.com. Por fafavor em nome de Jesus chamem-me não aguento mais. <obrigada Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que linda a sua história! Estou vivendo um grande momento em minha vida, sempre tive vontade de ir para um convento, mas todos sempre achavam graça e não me apoiavam. Agora eu voltei a falar no assunto, mas de tanto me falarem que não tenho vocação, que não devo ir, estou em dúvidas, mas tenho este desejo no meu coração. Quero ajuda para ter o discernimento e saber se esta é realmente minha vocação. Ajude-me por favor. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Tenho 59 anos muito sofrido, tive 3 filhos perdi uma a 11 anos c0m 19 anos, fiquei viúva a quase 6 anos. Tenho hoje 2 filhos, lutei, trabalhei muito para vê-los foemados e encaminhados na vd, graças a Deus consegui, cada um tomou seu rumo e eu fiquei para traz, sozinha, com minhas lembranças e sofrimentos. Vivo só estou sem rumo, quero muito entrar em um convento, já tive essa vontade qdo pequena, mais morava no sertão de Pernambuco lugar muito pobre tive que lutar muito na vd, minha vd foi de luta sempre, e agora me vejo tão só que estou perdendo a fé em mim e em Deus, só covarde para tirar minha vida, e peço pelo amor de Deus me ajudem eu sair dessa vida, amanheço e anoiteço dentro de casa, mha fé está tão abalada que nem vontade de ir a igreja tenho, começo a rezar esqueço da oração. Preciso sair daqui me afastar de meus filhos que n ligam para mim, só me vê quando estão doente e depois esqueçe que existo. Por favor me ajudem quero sair daqui me refugiar de tudo e todos, sinto que estou no meu limite. meu e-mail é verascarmen8@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. OI boa tarde eu mim chamo Jucineia tenho 19 anos e a minha historia não é das melhores sempre fui uma pessoa sonhadora, persistente e dedicada entrei pra faculdade com 16 anos tive vários estágios onde no meio do caminho de todos eu sempre tinha uma desmotivação e desistia em casa com meu pai nos nem nos falamos e o mesmo fica no mundo do álcool se acabando e acabando com a vida de minha mãe e a culpa de tudo é minha pois não consigo quebrar o meu orgulho e a minha magoa pra viver bem com meu pai e tenho pensado muito em entra pra o convento e servir a Deus de corpo e alma pra ter paz e encontra a luz que vem de Deus. Mim ajuda o que devo fazer.
    jucy.beyby@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi meu nome é cecilia, tenho 30 anos e aos 22 anos eu tive vontade de ser freira fiz encontros vocacionas e ate morei com as irmãs mas na época a minha fé não foi o suficiente abei saindo e acabei me relacionando e hoje eu tenho um filho de 2 anos, só que de um tempo para cá minha vontade de ser freira esta despertando, sempre sonho em seguir a vida religiosa e ja sonhei ate com Santa Terezinha me chamando, isso esta me deixando transtornada não sei mais o que fazer por que já que tenho um filho não posso seguir esse chamado, não paro de pensar nisso fico o dia todo pesquisando na internet tentando achar uma resposta e não consigo por favor me ajude o que devo fazer???? estou ate pensando em começar semana que vem um curso de tecnica em enfermagem ja que sempre gostei da área, tambem vou poder estar ajudando pessoas que precisam com muito carinho e dedicação sendo enfermeira, mas o difícil e que a todo momento minha mente esta voltada para a vida religiosa, mas com um filho sei que nunca poderei seguir esse caminho pois, convento nenhum iria me aceitar.
    Por favor me responda, o que voce me aconselha? meu email é ceciliachagas25@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é Maria milza de Souza Araújo tenho 29 anos ,Não tenho filhos não é sempre de um desejo no meu coração de ser freira, e também sinto um grande abraço no meu coração que só Deus pode preenche me ajudem esse é meu email Milzasouza84@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oin meu nome é Cecília mas me chamam de Angel,gostaria muito de entrar para um convento e sem setembro faço 16 anos,eu posso entrar com essa idade?

    ResponderExcluir
  9. Oi. O meu nome é Daiane e gostaria de saber como faço para entrar no convento,tenho vinte e dois anos, não tenho filhos, não tenho dividas. E estou disposta a entrar no convento. Peço que por favor entre em contato comigo. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite tenho 23 Anos quero dedicar a minha vida a Deus já passei por momentos ruins a onde não me reconheci com as minhas atitudes,sempre frequentei a igreja e é o lugar que me faz se sentir bem, Já pesquisei várias páginas na internet sobre a vida de uma noviça e é o que quero.Entrem em contato comigo por favor tallitaduarte05@gmail.com

    ResponderExcluir